ENTREVISTA
Alexandre Sobrinho
Prefeito, quais as dificuldades em administrar Pedro Avelino e como isso tem sido contornado?
Inicialmente, quando nós assumimos em 2018, Pedro Avelino era um município com o povo com autoestima muito baixa, o município devendo, com muitos problemas nos órgãos federais, obras paralisadas… e nós conseguimos recuperar quase todos os prédios públicos da cidade. Agora em junho, Pedro Avelino se livrou de toda sua dívida judicial, o INSS nós fizemos um parcelamento especial, pagamos valores altíssimos para que a gente pudesse obter a certidão negativa. Temos todas as certidões de todos os órgãos federais, todos os convênios desbloqueados. Hoje, podemos dizer que Pedro Avelino é um município totalmente saneado financeiramente.
Pedro Avelino é o oitavo maior município em território no Rio Grande do Norte. E, dentro desse contexto, eu me indagava muito como é que um território tão vasto tinha um dos piores índice de Desenvolvimento Humano – IDH do estado. Mas, hoje essa realidade mudou e nós estamos com três empresas multinacionais de energia eólica instaladas no município e temos mais dois projetos ainda a serem iniciados de energia solar e mais um de energia eólica, a Casa dos Ventos. Então, Pedro Avelino hoje tem uma renda um capaz de fazer investimentos para melhorar a vida de todos, além de ter geração de emprego e renda para a população.
Como está a produção rural no município?
Já fomos o maior produtor de algodão de fibra longa do estado, mas devido aos períodos de estiagem, da irregularidade pluviométrica, Pedro Avelino hoje conta apenas com agricultura de subsistência e mesmo assim, muito escassa. Tanto é, que nós temos um programa que perfura um poço a cada mês. A gente perfura e instala.
Então, o IDH melhorou?
O IDH melhorou, nossa educação melhorou. Nós estamos com um projeto de identificação de Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade – TDAH, estamos com uma equipe multidisciplinar para isso. Estamos climatizando todas as salas de aula tanto na área urbana como na área rural.
Na saúde, quando nós chegamos aqui, mesmo com todas as dificuldades, nós juntamos um dinheirinho e compramos um Raio-X digital, de última geração. Montamos um laboratório e hoje com esses recursos das eólicas estamos recuperando toda a estrutura física do nosso Hospital. Inclusive, está sendo licitado um centro cirúrgico moderno e alguns municípios já estão vindo conveniar com a gente> Nosso grande objetivo é fazer um plano de saúde de ótima qualidade para a população de Pedro Avelino.
E o que Pedro Avelino oferece aos visitantes?
Pedro Avelino tem uma base turística muito grande, temos quatro pousadas e já conseguimos inserir o município no sistema do turismo nacional. A gente tem, por exemplo, uma parte intacta daquela ponte de Igapó, temos pinturas rupestres, parques eólicos que também têm potencial de visitação… Tem a Casa da Cultura que retrata muito bem a nossa história, a história de padre Antas, que foi um educador aqui de Pedro Avelino, que formou muita gente numa época muito difícil e que levava a educação como meta. Morreu em 1975, num acidente, mas deixou um grande legado para o município. Temos também a nossa culinária. A gente realiza uma feira de exposição anualmente, que vem crescendo a cada edição, estamos investindo em festas populares, como o São João.
Somo também uma cidade tranquila. Contamos com uma Guarda Municipal, criada em 2019, que é umas das mais equipadas do Rio Grande do Norte. Temos todos aqueles equipamentos de armas não letais, viaturas. São 12 pessoas que se revezam em escalas e temos a Ronda da Madrugada e conseguimos zerar nossos índices de arrombamento de casas e do comércio, dos crimes ligados às drogas. Associado a isso, estamos instalando um sistema de videomonitoramento, com 35 câmeras com reconhecimento facial. Os visitantes são sempre bem recebidos.