Primeiro mandato, sem histórico de participação política, sem família política, como agente de saúde você já conhecia bem a cidade e seus problemas. Mas, qual as grandes dificuldades em administrar Tenente Laurentino?
Como você mesma falou, sem história política na família, agente comunitário de saúde… Administrar o município é uma experiência totalmente nova. Me preparei para isso, estudei, sou formado em administração. Quando coloquei na cabeça que ia ser prefeito, fui me capacitar, né? Mas, a prática é muito diferente da teoria. Estar como prefeito é uma responsabilidade muito grande. Todos os dias você toma decisões que interferem diretamente na vida das pessoas. Eu tenho gostado da experiência, a pessoa tem a sensação de que está fazendo pelo povo. Hoje eu tenho uma oportunidade de fazer, de entrar para a história da minha cidade. Com menos de dois anos de mandato, a gente tem conseguido fazer muitas coisas e é um sonho realizado.
Quais são os principais problemas da cidade?
Diante dessa pandemia que começou quando eu assumi a prefeitura, a maior dificuldade foi a questão de saúde, né? Está sendo a questão da saúde. Tenente Laurentino é um município 06 (municípios até 10.188 mil habitantes que recebem 0,6 do coeficiente do Fundo de Participação dos Municípios – FPM), que vive basicamente do FPM e a saúde é muito cara, Mas, a gente tem conseguido fazer o melhor pelo nosso povo, tem trazido especialistas para a cidade… A gente tem conseguido atravessar essas dificuldades.
E, um dos grandes potenciais de Tenente é o turismo. Nós somos a cidade mais alta do RN, um friozinho bom, a temperatura chega aos 16º. Mas, ainda é um potencial que não é explorado totalmente. Hoje, tem grupo de pessoas que vem investindo nessa área para inserir o nosso município no mapa turístico do nosso Estado.
A infraestrutura turística já está pronta para receber os visitantes?
É nisso que nós temos trabalhado. Hoje temos algumas pousadas, mas, infelizmente, nós não temos uma estrutura para receber grandes quantidades de pessoas. Temos batido muito nessa tecla e buscado investimentos para que as pessoas tenham essa visão de investir em infraestrutura para que a gente consiga receber bem os nossos turistas.
Além do turismo, qual outro potencial econômico de Tenente Laurentino Cruz?
Agricultura. A agricultura aqui é muito forte. Tudo que se planta dá. A gente é forte na pinha, no caju, manga, graviola, agricultura familiar. Nosso grande potencial é a agricultura familiar. Depois, vem o turismo. Um turismo familiar. Aqui nós temos mirantes, belas paisagens, clima ameno, friozinho. Nós somos uma cidade tranquila. Apesar da nossa dificuldade de acessibilidade, por conta das estradas que estamos lutando para melhorar, nós somos uma cidade muito acolhedora, com um povo maravilhoso, hospitaleiro e que vive na paz.